Alunos do nono ano do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, de Porto União, montaram um protótipo de braço hidráulico de madeira com seringas com água, para projeto de robótica.
A ideia do projeto de robótica surgiu nas aulas de geografia da Professora Verônica M. S. Homczinski, após os alunos estudarem os países desenvolvidos, especificamente o Japão e os Estados Unidos. Os alunos também assistiram um filme sobre robótica.
Com isso, os alunos começaram a desenvolver o projeto de um protótipo de uma máquina com braços hidráulicos. Os alunos que desenvolveram a máquina foram Douglas V. Calatay, Jean Carlo Mendes, Lucas P. Kirchner, Murilo G.Rosa e Robert da Silva Alves.
Como a madeira era um material de mais fácil acesso aos alunos, eles desenvolveram um protótipo de madeira com braços hidráulicos, que funcionam com o uso de seringas com água.
“Passei o filme Big Hero e depois disso saiu a ideia de um desafio de robótica na escola. Foram quatro turmas que participaram da competição que a princípio era individual e depois eles acabaram se reunindo e criaram esse braço hidráulico”, conta a professora.
O aluno Jean explica um pouco sobre a máquina, denominada por eles de Mark 5, em referência ao filme do Homem de Ferro. “Nós criamos um braço hidráulico com seringas, ele funciona igual a um braço hidráulico normal. A gente achou uma ideia inicial em fazer com três pedaços de madeira e uma dobradiça. Fomos aperfeiçoando e desenhando o braço e em seis semanas conseguimos construir o braço hidráulico”, falou.
O secretário de Educação Bento Trindade Junior foi até a escola conhecer o projeto dos alunos. “Fiquei surpreso quando a Diretora Isabel me chamou para mostrar esse braço hidráulico. É um trabalho minucioso e temos que incentivar cada vez mais. A escola pública tem valor e tem qualidade de educação. Realizando um trabalho desses, eles se tornam exemplos para os outros alunos. Tanto que na escola já estão montando outros projetos de robótica”, afirmou Trindade.
Veja o 1º Vídeo: